Xilogravura

AUTORA
Professora Cristiane Dal Molin da Rocha, 4º ano A

A arte em xilogravura foi um tema trabalhado com os alunos do 4º ano A da Escola Rural Municipal professora Genny Schumanske Kuller, seguindo os conteúdos programados no componente curricular de Arte na BNCC e Referencial Curricular do Paraná. Os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre o xilogravurista maranhense Airton Marinho e a técnica da arte em xilogravura.

A xilogravura é realizada através do entalhamento da madeira e após colorida. O processo de impressão é parecido com um carimbo, e seu resultado é também uma imagem espelhada em relação à matriz original. A xilogravura é uma técnica de reprodução de imagens que pode ser realizada a um custo relativamente baixo. Isso facilitou a popularização desse método de reprodução de imagens muito utilizado pelos criadores de cordel do Nordeste do Brasil.

A atividade de xilogravura realizada com os alunos foi adaptada e desenvolvida no isopor, onde os alunos fizeram sulcos com a ponta de um lápis e aplicaram a tinta guache, após pressionaram a folha para assim realizar a impressão no papel.

Para a professora Cristiane trabalhar com arte é uma forma de o aluno expressar seus sentimentos, apropriar-se do conhecimento de uma forma descontraída e conhecer artistas renomados da cultura brasileira. Os alunos gostaram muito da atividade, pois toda atividade realizada na prática se torna mais interessante para eles.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passa ou Repassa

NOTÍCIA

Ensinando frações de forma Divertida