"Pobres são pobres porque querem’’

AUTORA
Professora Marli Terezinha Viegandt Sausen, 5º ano A

Os alunos do 5º ano A, da escola Profª: Genny S. Kuller, realizaram um “debate’’, onde o tema escolhido por eles foi: ‘’Pobres são pobres porque querem’’?

O conteúdo trabalhado faz parte da disciplina de Língua Portuguesa, do gênero textual “Artigo de opinião’’. Após a leitura de um artigo de opinião, e compreender suas principais características, foi sugerido alguns temas polêmicos para os alunos, onde deveria ser escolhido um dos temas para realizarmos a “prática da oralidade’’ através de um debate.

O tema escolhido foi: “Pobres são pobres porque querem’’? A partir dai seguindo as regras do Debate, tendo um moderador, estabelecimento de normas de organização como: levantar a mão para falar, não interromper quando alguém está falando, saber esperar a vez, respeitar opiniões, etc.

A desigualdade social é um tema polêmico, mas mesmo assim os alunos demonstraram conhecimento, dando opiniões, argumentando, discordando ou concordando com os colegas. Dentre muitas falas estão algumas: “Eu acho que os pobres são pobres, porque são preguiçosos, e não procuram mudar de vida’’ diz: Davi.’’

“Discordo, porque tem pobre que trabalha muito, se esforça, mas não consegue mudar de vida.’’ diz Henrique. “Na minha opinião o governo tinha que ajudar mais os pobres dando comida, casas’’, diz; Gustavo. “Não concordo’’ diz Gabriel. “Existem pessoas que ganham casas e não cuidam, então não merecem ganhar nada’’.

“Tem pobre que dá duro no serviço, ganha bem, mas gasta com bebida, e não compra o que a família precisa’’, diz Lucas. “É, e daí ficam esperando que o governo de tudo pronto’’, fala: Diego. João Hélio diz: “Verdade, ficam esperando auxílio emergencial, ou pedem dinheiro pros outros’’. “Para mudar a situação o governo tinha que pagar um salário igual pra todos’’, diz Lucas. “Discordo com você! “Deus que livre!’’ Se isso acontecesse ia se criar um bando de vadio!’’ fala Gustavo. “Concordo, porque os ricos, são ricos porque trabalham muito! Diz Maria Clara. São algumas das falas, entre outras.

Sem dúvida, desenvolver a prática da oralidade do gênero textual artigo de opinião, através de debate, foi uma experiência riquíssima para os alunos, pois além de refletirem sobre a desigualdade social, tiveram a oportunidade de expor suas opiniões, argumentar, concordar ou discordar com os colegas. O debate também colaborou para desenvolver atitudes socioemocionais como: tolerância, respeito mútuo e civismo, bem como desenvolver a habilidade de expressão.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ensinando frações de forma Divertida

Passa ou Repassa

NOTÍCIA