Poemas (5º ano A)

AUTORA
Professora Marli Terezinha Viegandt Sausen, 5º ano A

Poema também foi o assunto trabalhado com os alunos do 5º ano A e B da Escola Rural Municipal Professora Genny Schumanske Kuller, seguindo os conteúdos programados na BNCC e Referencial Curricular do Paraná. Os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre a estrutura, planejamento e escrita do gênero textual: Poema.

Na atividade as professoras encaminharam o poema Autorretrato de Mário Quintana, o qual faz seu autorretrato com graça e beleza. Em seguida cada aluno produziu a escrita do seu autorretrato, bem como a sua caricatura.

Para a professora Marli: “trabalhar com poema, é escrever de forma descontraída, livre e simples, sem se preocupar com normas ou estrutura, usar rimas ou não. O poema permite ao autor escrever com a alma, o coração, viajar deixando a imaginação fluir”.

PRODUÇÕES

Aluna: Raiany Vitória Barauce Urias

Meus traços

No retrato que me faço
Traço a traço
De pouco em pouco
Vou terminando

E fazendo traços
Que nem eu sei,
Mas no final
Fica um desenho lindo.

Aluna: Maria Fernanda Pires

Jeito de ser

No retrato que me faço
Às vezes quero um abraço
Às vezes me sinto sol...
Às vezes me sinto lua...

De repente estou em casa...
Outras horas estou na rua...
Mais com doses de loucura
Deixo a imaginação fluir
E são eternas doçuras.

Aluno: Gustavo José de Freitas

Linhas e Curvas

No retrato que me fiz
Trago comigo
Minhas linhas e curvas.

Meus olhos e meus cabelos
Se parecem com a noite
Meu sorriso é como o sol e as estrelas
Sempre radiante a brilhar.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ensinando frações de forma Divertida

Passa ou Repassa

NOTÍCIA