SACOLINHA VIAJANTE DA LEITURA

AUTORAS
Professora Ediliane Pacondes, 4º ano A
Professora Marinez Kuller Bender, 4º ano B


Público Alvo: Alunos do 4º ano A e B do Ensino Fundamental para o ano letivo de 2021.

Área do conhecimento: Leitura de diversos gêneros textuais.

Problemática:

Para ser alfabetizado e letrado hoje, é necessário que a criança seja capaz de dominar e atender as demandas de leitura e escrita. A escola pode contribuir no contato com a leitura e formação desse leitor-letrado. Escola e família podem trabalhar em parceria, fazendo acontecer o letramento sem perder de vista a formação de leitores apaixonados.

Justificativa:

Diante da preocupação com o desenvolvimento do conhecimento, justifica-se que indispensavelmente as práticas de leitura assumam desde cedo, ainda na infância, papel fundamental na formação de futuros leitores. O objetivo do projeto, assim como em outras situações de leitura que ocorrem na sala e em casa, é, também, estimular a leitura de tal forma que seja algo prazeroso e não obrigatório, aguçar o imaginário e ampliar o vocabulário das crianças.

Objetivos Gerais:

* Integrar a família e escola;

* Envolver a família nas práticas de leitura;

* Permitir que o aluno tenha acesso a variados textos;

* Desenvolver a linguagem verbal dos alunos;

* Encantar e motivar o aluno através do ato de ler;

* Despertar o gosto pela leitura;

* Ampliar o vocabulário do aluno através da leitura de diferentes textos.

Obs.: Os alunos farão um rodízio da bolsinha contendo alguns gêneros textuais, que levarão para casa no período das atividades, para realizarem a leitura dos mesmos. Foram confeccionadas 10 sacolinhas de tecido para cada turma, enquanto são enviadas cinco sacolinhas para cinco alunos distintos, as demais ficam em quarentena na escola, para serem higienizadas. Será necessário disciplina e muita vontade de ler e ter zelo pela bolsinha e os textos que estiverem dentro dela. Não precisa fazer textos ou resumo sobre o que leram. Somente ler e se deliciar com cada texto enviado.

Relatos das professoras do 4º ano A e B.

Segundo a Professora Ediliane o intuito do projeto era descaracterizar a leitura como uma atividade forçada, uma leitura imposta, e sim, a leitura vista como algo prazeroso e que realmente as crianças lessem por vontade própria. Felizmente isso está se concretizando, pelo relato dos pais e vídeos encaminhados à escola.

A professora Marinez confirma em seu relato que este projeto vem dando certo, os alunos estão tomando gosto pela leitura. Atualmente percebemos mais interesse na leitura dos gêneros que estamos enviando, projeto este, que estamos adaptando para a Educação Infantil.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passa ou Repassa

NOTÍCIA